sábado, 21 de junho de 2008

Conclusão do grupo a respeito do que se segue:

Nossa Conclusão:
Podemos afirmar que todos os esportes abordados abaixo são interessantes, até porque pouco se houve falar a respeito deles, é bom pesquisar e ler mais sobre os esportes radicais justamente para sabermos mais do que o comum, ter conhecimento não apenas em futebol, volêi, fórmula 1 e etc, mas conhecer outras formas de exercitar a adrenalina.
No entanto podemos perceber que é de extrema importância estar sempre bem equipado e seguir sempre as normas de cada esporte, pois esportes radical, está relacionado com perigo e não vale a pena colocar nossa vida em risco por causa de um esporte, pode-se optar pelos que nos proporcionam menor risco como por exemplo o Balonismo, e uma ótima sensação.
Por:
Bárbara
Gledson
Mariane
Tamires
Thais
Andressa

Esportes Radicais, definição geral

Esportes não são apenas aqueles que estamos habituados a assitir como futebol, vôlei, handebol, ginástica Olímpica, existem outros que não são tão conhecidos por nós, esses são os esportes Radicais.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles.
A Baixo seguem 3 esportes. Um terreste: Off-Road, áquatico Waveski e um áereo o Balonismo.

Mas antes vamos entender mais sobre o termo: Esportes Radicais.

Esportes Radicais

Esporte de aventura também conhecido como esporte radical, são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é que alegado a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina e a “verdade” dos esportes radicais. O estudo define “verdade” dos esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante.
Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar “qualquer coisa”. De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicida.

Balonismo














Balonismo

Ficar mais próximo do céu essa é a sensação que o balonismo proporciona aos praticantes desse esporte. Todas as técnicas de vôo fez com que a utilização do balão ficasse mais segura, e quem vai se aventurar tem a certeza que vai apenas curtir o passeio sem nenhum risco.
Atualmente existem campeonatos de Balonismo por todo o mundo. No Brasil emm 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB).
Onde praticar?
Os melhores locais para a prática do Balonismo são em grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas. Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso ficam muito mais fáceis.
Equipamentos:
* Envelope: a parte do balão que chama mais atenção pelo seu tamanho, geralmente é feita de nylon e aguenta um calor de até 400ºC e realizar vôos de até 700 horas.
*Maçarico: é como se fosse o motor do balão, ele transforma o gás em chamas e faz com que o envelope mantenha-se cheio.
*Cilindro: Guarda o gás para a combustão
*Cesto: utilizado para o transporte de passageiros.
*Combustível: o combustível usado pelos balões é propano, um gás derivado do petróleo usado pela indústria.
*Ventoinha: é utilizada para encher o balão
.










Waveski















Waveski


Deslizar sobre as ondas, fazendo muitas manobras, sentado em uma prancha. Esse é o Waveski!
Parece ser um esporte recente mas surgiu nas competições de surf durante os anos 60.
Os antigos caiaques foram remodelados por shpers que deram a prancha além de uma maior velocidade, também uma melhor estabilidade e facilidade de desenvolver as manobras. Cada vez ganha mais adeptos.

Onde praticar?
Esse esporte pode ser praticado em qualquer praia que ofereça boas ondas. As melhores para o esporte são as que formam paredes continuas nas quais o atleta poderá mandar um maior numéro de manobras. Para os iniciantes o mais indicado é que encare primeiramente as ondas mais gordas pois essas apresentam menor grau de dificuldade.
As praias mais conhecidas para apratica desse esporte são:
*Maresias, São Sebastião (SP);
*Guarujá (SP);
*Barra da Tijuca (RJ);
*Barra da Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC);
*Tramandaí (RS).

Equipamentos:
*Caiaque;
*Remo.


Caiaques:














Remo:




Off Road






















Off - Road:





Off Road é um esporte que mistura a adrenalina da velocidade e o contato com a natureza. Esse esporte que é considerado hoje com uma terapia para os seus praticantes nasceu de uma necessidade de guerra, os primeiros veículos desse tipo foram criados na 2ª Guerra mundial, com o objetivo de penetrar em lugares de dificil acesso.

Onde praticar?



Off Road pode ser praticado em qualquer lugar que tenha terreno acidentado.
Aqui no estado de São Paulo as seguintes cidades oferecem trilhas de vários graus de dificuldade
*Santos;
*Brotas;
*Bertioga
e toda a Serra da Mantiqueira.




Equipamentos:

*Capacete
*Roupas especiais
*Botas
*Luvas